CCBBS

Tradição e Inovação Aliados Rumo ao Futuro

Nossa História

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) foi criado junto com os outros três Centros em 1968, momento da Reforma Universitária, agregando a Escola Médica de Pós-Graduação, o Instituto de Odontologia e a Faculdade de Enfermagem – já extinta.

Inicialmente o decanato tinha o nome de Centro de Ciências Biológicas e de Medicina, tendo seu nome alterado quando foi criada a graduação em Ciências Biológicas, no ano de 2010.

Ao longo de todos os anos de existência, o CCBS teve cinco decanos, na seguinte ordem: Geraldo Siffert, Luis Cesar Póvoa, Rinaldo De Lamare, Francisco de Paula Amarante Neto e, atualmente, Hilton Augusto Koch.

A Escola Médica de Pós-Graduação, atual Departamento de Medicina, foi criada em 16 de março de 1953, quando era Reitor o Pe. Pedro Velloso, S.J. com o nome de Instituto de Aperfeiçoamento Médico ligada à Vice-Reitoria Acadêmica, tendo como objetivo o aprimoramento profissional da comunidade médica, através do planejamento e organização de cursos de especialização. O Departamento de Medicina desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo responsável também por oferecer atendimento médico e em diferentes áreas da saúde para a população, a preços acessíveis, através do Ambulatório São Lucas. As atividades são realizadas na Casa da Medicina, campus avançado da universidade, e em hospitais conveniados.

Em março de 1965 foi aberto o Departamento Clínico do Instituto de Odontologia, hoje conhecido como Instituto de Odontologia da PUC-Rio (IOPUC) para atender a população e ao mesmo tempo servir de estágio para os alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos para odontologistas. Os atendimentos são oferecidos para toda a população e os alunos atendem com supervisão do corpo docente do Instituto. As instalações do IOPUC estão localizadas na rua Marquês de São Vicente, campus avançado.

A graduação em Ciências Biológicas após completar dez anos desde a sua criação inaugurou um prédio dentro do campus da universidade onde são desenvolvidas atividades do departamento de Biologia, além de contar com muitas atividades realizadas no campus avançado de Tinguá. O corpo docente altamente qualificado atua muito bem nas esferas de ensino, pesquisa e extensão, com crescente publicação de artigos científicos em periódicos nacionais e estrangeiros.

WhatsApp Image 2020-05-30 at 12.14.51.jpeg

Professor Hilton Augusto Koch

Palavra do Decano

Apesar dos mais de 40 anos de existência do CCBM, a nossa integração com os demais departamentos da universidade é mais recente. Queremos contribuir para o desenvolvimento do diálogo interdisciplinar onde os questionamentos do sentido da ciência e da vida humana sejam cada vez mais enriquecedores. Por isso estamos focados no desenvolvimento de cursos e atividades que interliguem as ciências biológicas e da saúde às áreas humanas, tecnológicas e sociais.

O curso de Ciências Biológicas foi criado sob a perspectiva ambiental, trabalhando com a interdisciplinaridade para formar biólogos abertos aos desafios das mudanças climáticas e da bioinvasão. Através da Medicina estamos buscando diversas formas de interagir com esse novo cenário mundial, onde a sustentabilidade é prerrogativa indispensável em qualquer área de desenvolvimento. Os cursos de pós-graduação participam de eventos de cunho social e nossos professores estão empenhados na criação de linhas de pesquisas interdisciplinares que contribuam para a melhora da qualidade de vida da sociedade.

Promoção da Saúde é a equivalência de sustentabilidade na área da Saúde, uma vez que só é possível construir um desenvolvimento sustentável quando as populações mais pobres deixam de sofrer com ausência de condições básicas de saúde. É neste sentido que o CCBM está trabalhando, somando forças intelectuais que possam converter conhecimento em ações públicas.

Organograma